Lista das sementes das verduras e legumes que já foram trocadas entre os membros



Verduras e legumes Abóbora pescoço/ goianinha/mini saia/casca grossa/mini abóbora. Abóbrinha menina. Agrião do seco Alface crespa/ manteiga /Maravilha /americana. Almeirão roxo/caipira/ folhas grandes/folhas amarelas/ folha larga. Alcachofra gigante Aipo (salsão). Acelga Berinjela Berinjela amarela Beterraba Beterraba maravilha Brocoli/ramoso/cabeça. Bertalha Beldroega Chicória Couve manteiga Couve-flor Couve chinesa Caxi



Cruá  Melão-de-caboclo, fruta mortadela ou melão Croá, Jamelão, Cassabana, Melão de cipó, Melão caboclo, Melocotão, Cruá vermelho

Nome científico: Sicana odorifera
Família botânica: Cucubitaceae
Origem: América do Sul





ORIGEM: Espécie rara e dificilmente encontrada na natureza. As plantas atualmente cultivadas tiveram procedência das matas do Pantanal e na Amazônia do Mato Grosso.


Características: A planta é uma trepadeira herbácea semi-perene, muito vigorosa e pesada, com galhos que escalam e atingem até 15 metros de comprimento. Os talos jovens são peludos e dotados de gavinhas com discos adesivos que aderem firmemente a qualquer superfície lisa. Os talos da base são fibrosos e medem até 12 cm de diâmetro. As folhas nascem em longas hastes ou pecíolos de 4 a 12 cm; são profundamente cordadas na base (como o coração), orbiculares (tem forma circular), com margens onduladas ou dentadas, medindo até 30 centímetros de largura e comprimento, com textura áspera na face inferior. As flores são solitárias e campanuladas (tem forma de sino) e medem 5 cm de diâmetro e tem cor amarelada. As flores masculinas são desprovidas de ovário e tem apenas um tubo central constituído de 4 estames (ou pequenos tubos) unidos com anteras (glândulas que carregam os grãos de pólen) petalóides (com forma de pétalas) e sigmóides (com forma de S). As flores femininas são formadas de ovário (órgão que se transforma em fruto) ínfero (que fica abaixo dos elementos da flor), cilíndrico e que se espande, fecundado por um estigma (tubo) bifurcado (com uma divisão no ápice), medindo cerca de 1 cm de comprimento, com estigmas (glândula que recebe os grãos de pólen), carnosas, recurvadas, de cor amarelada e tomentosa (coberta de lanugem). O fruto é uma baga elipsóide ou cilíndrica, medindo 30 a 60 cm de comprimento por 10 a 25 cm de diâmetro.
A casca é dura de cor laranja avermelhada ou negra quando completamente madura, também desprende aroma forte e agradável que lembra o cheiro do melão. A carne tem 2 cm de espessura, é dura e suculenta de cor amarela ou creme. Na cavidade central do fruto existe uma polpa suave com fibras que envolvem uma polpa aquosa e sementes castanhas de coloração castanha com listas marrons, achatadas, medindo 16mm de comprimento por 6 mm de largura.

Dicas para cultivo: É planta de fácil adaptação, podendo ser cultivada em climas tropicais, temperados e subtropicais com temperaturas medias de 15 a 38 graus. Aprecia solos arenosos à argilosos, úmidos e que sejam ricos em matéria orgânica e tenham pH entre 5,0 a 6,6. Também pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.800 metros de altitude, onde tenham um índice de chuva variando de 1.000 a 2.000 mm anuais. É preciso plantas no mínimo 2 plantas para que ocorra uma polinização cruzada.

Mudas: As sementes devem ser retiradas de frutos maduros, despolpadas em água corrente numa peneira e secas ao sol por 4 horas. As sementes secas e limpas podem ser armazenadas em frascos escuros por mais de 3 anos. As mudas são formadas a partir de sementes que devem ser plantadas diretamente em em covas no ligar definitivo, no inicio de setembro. Semeia-se 4 a 5 sementes por cova, depois da germinação que ocorre em 30 dias, espera-se mais 40 dias para selecionar a planta mais bonita, eliminando as outras.

Plantando: Deve-se fazer uma treliça bastante reforçada, com 4 mourões à 2 metros entre si por uma distancia de 5 metros no comprimento a 1,60 metros de altura, com 5 ou 7 arames ou taquaras espaçadas no sentido do comprimento. Pode-se plantar perto de uma arvore para que a planta suba nessa, mais o peso do fruto pode quebrar os galhos da arvore, ou as grandes folhas e a grande quantidade de ramas pode sufocar a arvore. O espaçamento entre as covas é de 4 x 4 m. As covas devem ter 40 cm de altura, largura e comprimento e ser preparada adicionando aos 25 cm da terra da superfície, cerca de 500 kg de calcário, 1 kg de cinzas e 5 a 8 pás de matéria orgânica bem curtida. A melhor época de plantio é de agosto a outubro. Irrigar semanalmente nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Em lugares com clima mais amenos no inverno e sem geadas, a planta sobrevive por 2 ou 3 anos, nesse caso deve-se fazer poda de todos os ramos com diâmetro inferior a 2 cm de diâmetro. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango bem curtida + 30 gr de NPK 4-14-8 distribuídos no solo em duas seções, uma no inicio de outubro e o restante no mês de dezembro.

Usos: Os frutos amadurecem nos meses de abril a outubro. A planta pode ser cultivada como ornamental. Os frutos são consumidos tanto verdes e cozidos como legumes e utilizados em sopas guisados em conservas ou maduros, fatiados e descascados como melão. A fruta descascada dá um ótimo suco refrescante e muito nutritivo, tirando até a fome se consumida antes do almoço; também serve para fazer doce em pedaços nas compotas e cristalizados. As frutas maduras conservam-se por até 1 ano em temperatura ambiente seco e arejado. A fragrância dos frutos repele alguns insetos.



Cebola baía Espinafre Jiló verde/ comprido/gigante. Kimo Maxixe de vento

Maxixe sem espinho

Maxixe liso

Maxixe com espinhos.
Mostarda Moranguinha Nabo
Ora-pro-nóbis miúdo, bredo,Maria-gorda (Talinum paniculatum)

Pimentão verde/ casca dura

Pepino de vento Chuchu-de-Vento
Pepino de vento.Cyclanthera Peldalta L.
também conhecida por maxixe-peruano, boga-boga, cayo, taiuá-de-comer, maxixe-inglês e maxixe-do-reino.
Seu cultivo se dá em regiões de clima tropical, por mais que haja relatos de seu cultivo em regiões de clima subtropical. O plantio pode ser feito durante todo o ano em regiões com temperatura média entre 25-30°C e nos locais com clima mais ameno, a recomendação é que se plante durante as estações mais quentes.
n229_chuchu-do-vento


Pepino de neve 
Resultado de imagem para pepino neveuma raridade do sul do Brasil. Ninguém sabe informar exatamente como e quando ela apareceu nessa região – porém todos sabem que só os descendentes dos emigrantes alemães da região do Hunsrück cultivam o mesmo. Um melão que pode chegar a pesar 5 kg e é maduro quando a casca começa a rachar. Sua polpa branca “como neve” tradicionalmente é servida com canela e açúcar. Também conhecido como pepino-de-neve.

Pepino criolo





Pepino japonês 

Resultado de imagem para pepino japones

Pepino caipira





Resultado de imagem para pepino japones







Quiabo de metro Rabanete Rúcula Repolho coração de boi 

Tomate de árvore

Sementes Fruta Tamarilho Tomate De Arvore Tamarillo P Mudas
O tamarillo, de nome científico Ciphomandra betacea, é uma fruta tropical de origem andina, bem parecida com o tomate, apresentando casca lisa e brilhante, de coloração vermelha, variando do vermelho-carmim até o roxo, e também apresentando variedades alaranjadas. De 3 - 4 metros.

Tomate cerejá 
Tomate maçã 
Tomate samambaia

Tomate sta Clara
Tomate amarelo
Tomate pêra amarelo 

Tomate italiano Tomate (fruta) Vagem criola verde/ amarelo /macarrão / folhas grandes.





Verduras e legumes Abóbora pescoço/ goianinha/mini saia/casca grossa/mini abóbora. Abóbrinha menina. Agrião do seco Alface crespa/ manteiga /Maravilha /americana. Almeirão roxo/caipira/ folhas grandes/folhas amarelas/ folha larga. Alcachofra gigante Aipo (salsão). Acelga
Berinjela
Berinjela amarela
Beterraba
Beterraba maravilha
Brócoli cabeça
Brócoli ramoso
Chicória Couve manteiga Couve-flor Couve chinesa Caxi Croá Cebola baía Espinafre Jiló verde/ comprido/gigante. Kimo Maxixe de vento/ sem espinho/ liso/ com espinhos. Mostarda Moranguinha Nabo Pimentão verde/ casca dura. Pepino de vento Pepino de neve Pepino criolo Pepino japonês Pepino caipira Quiabo de metro Rabanete Rúcula Repolho coração de boi Tamarillo Tomate cerejá Tomate maçã Tomate samambaia Tomate sta Clara Tomate amarelo Tomate pêra amarelo Tomate italiano Tomate (fruta) Vagem criola verde/ amarelo /macarrão / folhas grandes.

Um comentário:

  1. Boa noite como faço para adquirir sementes para fazer uma horta e sementes de flores, desde já obrigada.

    ResponderExcluir